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Controle Tecnológico de uma Camada de Solo Compactada

Conforme indicado em postagens anteriores, é importante que o resultado final da compactação de uma camada de solo seja satisfatório.

Para constatar a eficiência dos serviços, é necessário a obtenção de parâmetros do solo compactado e comparar os mesmos com os dados obtidos nos estudos de laboratório.

Esses parâmetros são obtidos através de ensaios in loco utilizando o frasco de areia para determinação da massa específica aparente seca e utilizando a garrafa Speedy para determinar a umidade.

Então, após o término da compactação de uma camada, deve ser realizado o controle tecnológico “in-loco” para checagem da qualidade da mesma. Se o resultado do controle for satisfatório, então a camada pode ser liberada, caso contrário a camada deve ser aberta e reexecutada de acordo com o fluxo mostrado na figura 1.

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Figura 1 – Fluxo para a liberação de uma camada de solo compactada

 

Os parâmetros de referência para comparação com os dados obtidos em campo são resultantes do ensaio de compactação em laboratório, do qual resulta a massa específica aparente seca máxima e a umidade ótima.

Esse ensaio pode ser realizado através de camadas compactadas em um cilindro metálico golpeadas por um soquete padrão. O número de golpes aplicados as camadas são variáveis de acordo com as energias normatizadas, sendo:

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Figura 2 – Energias de compactação normatizadas

 

Ao final do ensaio, o laboratarista plota os resultados de massa específica aparente seca com sua respectiva umidade obtidos em um gráfico, conforme mostrado na figura 3.

 

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Figura 3 – Curva de compactação

O ponto onde a curva muda de direção indica os parâmetros ideais de compactação para o material estudado na energia de compactação aplicada.

Conforme dito anteriormente, em campo, esses mesmos parâmetros são obtidos através de 2 ensaios distintos: o método do frasco de areia e a utilização da garrafa Speedy.

 

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Figura 4 – Método do frasco de areia e garrafa speedy

 

O método do frasco de areia determina a massa específica aparente seca do material retirado da camada compactada enquanto o Speedy determina a umidade do mesmo.

Conforme mostrado na figura 5, o laboratorista faz um furo na camada compactada e retira material da mesma. Esse material é pesado. Em seguida o frasco é posicionado sobre o furo e uma areia com densidade conhecida preenche o mesmo. Ao considerar a densidade da areia e o peso da quantidade que preenche o furo, o laboratarista determina o volume desse furo.

 

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Figura 5 – Execução do ensaio utilizando o frasco de areia

Dividindo a massa de material retirada inicialmente do furo pelo volume do mesmo, o resultado é a massa específica aparente seca máxima. Esse parâmetro dividido pelo obtido em laboratório fornece o Grau de Compactação.

A umidade obtida pela garrafa speedy deve estar o mais próximo possível daquela obtida em laboratório.

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Figura 6 – Determinação da umidade através da garrafa speedy

Se tanto o grau de compactação quanto a umidade forem satisfatórias, então a camada compactada deve ser liberada. Caso contrário, a camada deve ser aberta e reexecutada. O fluxo mostrado na figura 7 ilustra todo o fluxo.

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Figura 7 – Fluxo do controle tecnológico de uma camada de solo compactada

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Sobre Ricardo Venescau

Engenheiro Civil, mestre e doutorando em Engenharia de Transportes. Apaixonado por Engenharia Rodoviária

4 Comentários

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Olá Eng. Ricardo

    Tenho 67 anos, sou formado em engenharia civil pela UNG Universidade de Guarulhos em 2013. trabalho na nessa área desde os 18 anos. laboratorista, técnico em edificações, encarregado de pavimentação, fiscal de obras, coordenador e supervisor de obras e atualmente sou sócios da ENGEMARKS ENGENHARIA LTDA. com sede em Ananindeua – PA.
    Tenho bastante conhecimento técnico e pratico em projeto e execução de obras: rodovia, ferrovia, aeroporto e áreas industrias. Teve participação em revisão de normas da ABNT e trabalho desenvolvido no IPT em SP.
    Ricardo, tudo isso e para dizer que o seu trabalho merece aplausos pela simplicidade, deforma direta uma aula de conhecimento.

    91 – 989581747

    • Fico feliz pelo comentário. A ideia desse blog é passar conteúdos sobre engenharia rodoviária de forma simples e objetiva, tentando ser o mais didático possível.

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