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Tecnologia em Favor da Engenharia Rodoviária

Com o avanço da tecnologia, a engenharia rodoviária vem sendo bastante favorecida. Várias são as inovações que estão facilitando e agilizando bastante o trabalho do engenheiro rodoviário em diversas áreas.

No quesito projeto, tanto os estudos de campo quanto o trabalho em escritório apresentam recursos tecnológicos que tornam as metodologias mais rápidas de serem executadas e os resultados mais confiáveis.

Nos Estudos Topográficos, a utilização de estações total, níveis eletrônicos, GPS de alta precisão tornam os levantamentos mais rápidos e mais precisos.

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Figura 1 – Estação Total

Drones e VANTs de última geração também ajudam nos levantamentos de campo, principalmente no acesso à áreas mais restritas. A Figura 2 ilustra um VANTE asa fixa com equipamentos que fornecem imagens de alta precisão.

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Figura 2 – VANT com equipamentos de alta precisão

Em relação aos estudos de tráfego, vários são os métodos de contagem automática utilizados atualmente. Equipamentos do tipo pneumáticos (Figura 3), laser e até por meio de videomonitoramento tornam a contagem e a classificação mais rápidas e também com resultados mais confiáveis.

A Figura 3 ilustra o equipamento MetroCount 5600 que coleta dados de tráfego e opera com duas mangueiras de ar e é alimentado por um conjunto de baterias alcalinas (substituíveis) que lhe dão uma autonomia de 290 (duzentos e noventa) dias de contagem de tráfego. Este equipamento será detalhado em postagem futura.

 

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Figura 3 – Dispositivo pneumático de contagem automática de tráfego

Em relação a topo-batimetria, são utilizadas eco-sondas, responsáveis por transmitir o pulso de som na água. O tempo entre a liberação e o retorno do pulso é o que irá determinar as profundidades procuradas.

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Figura 4 – Batimetria utilizando eco-sonda de alta precisão

Em relação à elaboração de projetos, vários softwares existentes no mercado facilitam o trabalho dos projetistas e desenhistas. Sistemas como o Civil 3D da Autodesk fornecem comandos tanto para elaboração dos projetos quanto para organização dos desenhos resultantes.

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Figura 5 – Software CIVIL 3D

Sistemas do tipo BIM estão sendo bastante utilizados para auxiliar no planejamento e acompanhamento de obras rodoviárias. Um exemplo é o software Synchro da Bentley (Figura 6).

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Figura 6 – Software do tipo BIM para acompanhamento de obras rodoviárias

Vários ensaios para diagnosticar o pavimento também estão de modernizando, um exemplo clássico é Falling Weight Deflectometer, popularmente conhecido pela sigla de FWD, que coleta de forma automatizada as bacias deflectométricas sobre o revestimento de uma via.

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Figura 7 – Equipamento para execução do FWD

Perfilômetros inerciais a laser (Figura 8) que facilitam a identificação da irregularidade longitudinal de uma via, também exemplificam o quanto a evolução da tecnologia vem favorecendo a engenharia rodoviária.

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Figura 8 – Exemplo de Perfilômetro a laser

Neste tópico do site, serão elaborados posts específicos que detalharão cada uma dessas tecnologias que vem favorecendo bastante a engenharia rodoviária.

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Sobre Ricardo Venescau

Engenheiro Civil, mestre e doutorando em Engenharia de Transportes. Apaixonado por Engenharia Rodoviária

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