Com o avanço da tecnologia, a engenharia rodoviária vem sendo bastante favorecida. Várias são as inovações que estão facilitando e agilizando bastante o trabalho do engenheiro rodoviário em diversas áreas.
No quesito projeto, tanto os estudos de campo quanto o trabalho em escritório apresentam recursos tecnológicos que tornam as metodologias mais rápidas de serem executadas e os resultados mais confiáveis.
Nos Estudos Topográficos, a utilização de estações total, níveis eletrônicos, GPS de alta precisão tornam os levantamentos mais rápidos e mais precisos.
Figura 1 – Estação Total
Drones e VANTs de última geração também ajudam nos levantamentos de campo, principalmente no acesso à áreas mais restritas. A Figura 2 ilustra um VANTE asa fixa com equipamentos que fornecem imagens de alta precisão.
Figura 2 – VANT com equipamentos de alta precisão
Em relação aos estudos de tráfego, vários são os métodos de contagem automática utilizados atualmente. Equipamentos do tipo pneumáticos (Figura 3), laser e até por meio de videomonitoramento tornam a contagem e a classificação mais rápidas e também com resultados mais confiáveis.
A Figura 3 ilustra o equipamento MetroCount 5600 que coleta dados de tráfego e opera com duas mangueiras de ar e é alimentado por um conjunto de baterias alcalinas (substituíveis) que lhe dão uma autonomia de 290 (duzentos e noventa) dias de contagem de tráfego. Este equipamento será detalhado em postagem futura.
Figura 3 – Dispositivo pneumático de contagem automática de tráfego
Em relação a topo-batimetria, são utilizadas eco-sondas, responsáveis por transmitir o pulso de som na água. O tempo entre a liberação e o retorno do pulso é o que irá determinar as profundidades procuradas.
Figura 4 – Batimetria utilizando eco-sonda de alta precisão
Em relação à elaboração de projetos, vários softwares existentes no mercado facilitam o trabalho dos projetistas e desenhistas. Sistemas como o Civil 3D da Autodesk fornecem comandos tanto para elaboração dos projetos quanto para organização dos desenhos resultantes.
Figura 5 – Software CIVIL 3D
Sistemas do tipo BIM estão sendo bastante utilizados para auxiliar no planejamento e acompanhamento de obras rodoviárias. Um exemplo é o software Synchro da Bentley (Figura 6).
Figura 6 – Software do tipo BIM para acompanhamento de obras rodoviárias
Vários ensaios para diagnosticar o pavimento também estão de modernizando, um exemplo clássico é Falling Weight Deflectometer, popularmente conhecido pela sigla de FWD, que coleta de forma automatizada as bacias deflectométricas sobre o revestimento de uma via.
Figura 7 – Equipamento para execução do FWD
Perfilômetros inerciais a laser (Figura 8) que facilitam a identificação da irregularidade longitudinal de uma via, também exemplificam o quanto a evolução da tecnologia vem favorecendo a engenharia rodoviária.
Figura 8 – Exemplo de Perfilômetro a laser
Neste tópico do site, serão elaborados posts específicos que detalharão cada uma dessas tecnologias que vem favorecendo bastante a engenharia rodoviária.
Se gostou da postagem comenta !