A construção de uma rodovia é um empreendimento complexo e envolve diversos tipos de custos ao longo de todo o processo. Entender esses custos é fundamental para o planejamento eficiente e o sucesso do projeto. Neste artigo, serão abordados cinco tipos de custos envolvidos no processo construtivo de uma rodovia: …
Leia Mais....Recent Posts
Supervisão de Obras Rodoviárias: Do Campo ao Escritório
Apesar de desafios sociais e políticos, o brasil tem grande potencial de crescimento econômico, pois possui recursos naturais e insumos que permitem o desenvolvimento e produção e caminha para uma grande evolução científica e tecnológica. De acordo com indicadores da organização para cooperação e desenvolvimento econômico (OCDE), a economia brasileira …
Leia Mais....Conheça o Método de Dimensionamento Nacional – MEDINA
Com o constante aumento do tráfego nas rodovias brasileiras, aliado às mudanças nas configurações dos veículos em relação ao número de eixos e as cargas transportadas, está se tornando necessária uma atualização também no método como os pavimentos são dimensionados. Conforme citado no artigo Estrutura e Tipos de Pavimento, pavimento …
Leia Mais....Importância da Superelevação para a segurança viária
Por várias vezes você que trabalha com rodovias ou com projetos rodoviários, ou até mesmo é apenas um curioso da área, deve ter ouvido falar que a superelevação é muito importante porque ajuda a manter o veículo na curva. Esta afirmação está totalmente correta! A superelevação realmente é um elemento …
Leia Mais....Drenagem Rodoviária – Entenda a Transposição de Talvegues com Bueiros
Em sua função primordial, a drenagem de uma rodovia deve eliminar a água que, sob qualquer forma, atinge o corpo estradal, captando-a e conduzindo-a para locais em que menos afete a segurança e durabilidade da via. Basicamente, a drenagem rodoviária é composta por transposição de talvegues, drenagem superficial, drenagem do …
Leia Mais....Entenda o que é a Camada Porosa de Atrito – CPA
APRESENTAÇÃO O revestimento conhecido como Camada Porosa de Atrito ou CPA consiste em um pré-misturado a quente com utilização de asfalto polímero e está normatizada na DNER-ES 386/99. É uma mistura executada em usina apropriada, com características específicas, constituída de agregado, material de enchimento (filler) e cimento asfáltico de petróleo modificado …
Leia Mais....Uso de Mapas Mentais No Planejamento de Obras Rodoviárias
APRESENTAÇÃO O mapeamento mental é uma técnica poderosa que ajuda uma pessoa a visualizar seus pensamentos e comunicá-los às outras pessoas. Além disso, incentiva um fluxo livre de ideias, o que o torna o formato ideal para sessões de brainstorming e solução criativa de problemas. O mapa mental é uma …
Leia Mais....Tecnologia em Favor da Engenharia Rodoviária
Com o avanço da tecnologia, a engenharia rodoviária vem sendo bastante favorecida. Várias são as inovações que estão facilitando e agilizando bastante o trabalho do engenheiro rodoviário em diversas áreas. No quesito projeto, tanto os estudos de campo quanto o trabalho em escritório apresentam recursos tecnológicos que tornam as metodologias mais rápidas …
Leia Mais....Dimensionamento de Pavimento Flexível – Método do DNER
A ideia deste POST é apresentar a metodologia de dimensionamento de pavimento flexível do DNER da forma mais didática e simples possível. Espero que gostem! APRESENTAÇÃO O Manual de Pavimentação do DNIT apresenta 2 métodos de dimensionamento para pavimentos flexíveis, sendo: Método DNER; e Análise Mecanística. Neste post será abordado …
Leia Mais....Influência do Tráfego Sobre o Dimensionamento do Pavimento Flexível
Um pavimento é dimensionado de forma que suas camadas sejam capazes de resistir, transmitir e distribuir as pressões do tráfego, sem sofrer ruptura, deformações ou desgastes excessivos. Um dimensionamento adequado é de grande importância, pois: Figura 1 – Dimensionamento adequado de pavimento flexível Um forma tradicional bastante utilizada no Brasil …
Leia Mais....Micro Revestimento Asfáltico Usinado à Frio – MRUF
O micro revestimento asfáltico usinado à frio (MRUF) é uma mistura formada por agregados (brita e pó de pedra), material de enchimento – filler (geralmente cimento), água, aditivo e emulsão asfáltica de ruptura controlada modificada por polímero elastomérico. A Figura 1 ilustra os materiais componentes do MRUF Figura 1 – Materiais componentes do MRUF …
Leia Mais....Controle Tecnológico de uma Camada de Solo Compactada
Conforme indicado em postagens anteriores, é importante que o resultado final da compactação de uma camada de solo seja satisfatório. Para constatar a eficiência dos serviços, é necessário a obtenção de parâmetros do solo compactado e comparar os mesmos com os dados obtidos nos estudos de laboratório. Esses parâmetros são …
Leia Mais....Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental em Obras de Infraestrutura
Conforme determina a legislação vigente, tecnicamente as obras de infraestrutura de transportes, consideradas de grande vulto (acima de R$ 20 milhões), devem ser precedidas de EVTEA, que por sua vez, precede aos Estudos Ambientais e aos Projetos de Engenharia. Denomina-se EVTEA de um segmento viário, o conjunto de estudos desenvolvidos …
Leia Mais....Estrutura e Tipos de Pavimentos
Pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentes sobre um semi-espaço considerado teoricamente como infinito – a infra-estrutura ou terreno de fundação, a qual é designada de subleito. O pavimento, por injunções de ordem técnico-econômicas é uma estrutura de camadas em …
Leia Mais....Elementos de projeto geométrico e Estradas Vicinais
Quando se fala em geometria de uma via, as definições dos elementos de projeto estão diretamente relacionadas com a classe a ser adotada para a mesma. A literatura técnica estabelece classes de projeto variando do número 0 até o número IV (em algarismo romano). Sendo a classe de projeto 0 …
Leia Mais....-
Importância das Estradas Vicinais
Um sistema de transporte é de grande importância quando analisado nas mais diversas áreas. Da …
Leia Mais.... -
Conceitos de projeto rodoviário aplicados às Estradas Vicinais
-
Definições aplicadas à palavra Vicinal
Recent Posts
setembro, 2023
-
17 setembro
Conheça 5 custos envolvidos no processo construtivo de uma rodovia
A construção de uma rodovia é um empreendimento complexo e envolve diversos tipos de custos …
Leia Mais....
maio, 2022
-
2 maio
Supervisão de Obras Rodoviárias: Do Campo ao Escritório
Apesar de desafios sociais e políticos, o brasil tem grande potencial de crescimento econômico, pois …
Leia Mais....
fevereiro, 2021
-
27 fevereiro
Conheça o Método de Dimensionamento Nacional – MEDINA
Com o constante aumento do tráfego nas rodovias brasileiras, aliado às mudanças nas configurações dos …
Leia Mais....
julho, 2020
-
24 julho
Importância da Superelevação para a segurança viária
Por várias vezes você que trabalha com rodovias ou com projetos rodoviários, ou até mesmo …
Leia Mais....
abril, 2020
-
24 abril
Drenagem Rodoviária – Entenda a Transposição de Talvegues com Bueiros
Em sua função primordial, a drenagem de uma rodovia deve eliminar a água que, sob …
Leia Mais.... -
17 abril
Entenda o que é a Camada Porosa de Atrito – CPA
APRESENTAÇÃO O revestimento conhecido como Camada Porosa de Atrito ou CPA consiste em um pré-misturado …
Leia Mais.... -
16 abril
Uso de Mapas Mentais No Planejamento de Obras Rodoviárias
APRESENTAÇÃO O mapeamento mental é uma técnica poderosa que ajuda uma pessoa a visualizar seus …
Leia Mais.... -
1 abril
Tecnologia em Favor da Engenharia Rodoviária
Com o avanço da tecnologia, a engenharia rodoviária vem sendo bastante favorecida. Várias são as inovações …
Leia Mais....
março, 2020
-
29 março
Dimensionamento de Pavimento Flexível – Método do DNER
A ideia deste POST é apresentar a metodologia de dimensionamento de pavimento flexível do DNER …
Leia Mais.... -
27 março
Influência do Tráfego Sobre o Dimensionamento do Pavimento Flexível
Um pavimento é dimensionado de forma que suas camadas sejam capazes de resistir, transmitir e …
Leia Mais.... -
21 março
Micro Revestimento Asfáltico Usinado à Frio – MRUF
O micro revestimento asfáltico usinado à frio (MRUF) é uma mistura formada por agregados (brita …
Leia Mais.... -
21 março
Controle Tecnológico de uma Camada de Solo Compactada
Conforme indicado em postagens anteriores, é importante que o resultado final da compactação de uma …
Leia Mais.... -
21 março
Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental em Obras de Infraestrutura
Conforme determina a legislação vigente, tecnicamente as obras de infraestrutura de transportes, consideradas de grande …
Leia Mais.... -
21 março
Estrutura e Tipos de Pavimentos
Pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras …
Leia Mais.... -
20 março
Elementos de projeto geométrico e Estradas Vicinais
Quando se fala em geometria de uma via, as definições dos elementos de projeto estão …
Leia Mais....