Um sistema de transporte é de grande importância quando analisado nas mais diversas áreas.
Da biologia, lembramos do estudo sobre o sistema circulatório humano. Tal sistema pode ser descrito como um sistema de transporte pois o mesmo leva nutrientes, gases, hormônios, hemácias, etc para as células do organismo, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase.
Resumidamente falando, é responsável por fazer a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.
No sistema circulatório humano existe uma difusa rede de vasos sanguíneos que transportam o sangue. Quando falamos em vasos sanguíneos, o que imediatamente vem a nossa cabeça?
Na minha mente pensei logo em artérias e veias. Na verdade, esses vasos são complementados por arteríolas e capilares.
Por exemplo: as artérias conduzem sangue do coração em direção aos demais órgãos e tecidos do corpo. As arteríolas são pequenos vasos que se ramificam das artérias, irradiando-se pelo organismo.
Analisando o sistema circulatório como um sistema de transporte, as artérias poderiam ser classificadas como vias principais que tem a função de dar mobilidade ao sangue, já as arteríolas poderiam ser classificadas como vias secundárias que tem a função de dar acesso ao sangue a áreas mais restritas.
As vias trabalham em sincronia total ao desempenharem suas funções. Caso alguma delas falhe, a tendência é que o perfeito funcionamento do organismo humano venha a entrar em colapso. A imagem abaixo mostra o quão complexo é esse sistema de transporte.
Fazendo uma análise comparativa, o sistema de transporte viário brasileiro é composto por vias principais (geralmente vias pavimentadas) e por vias secundárias (geralmente estradas vicinais), sendo as primeiras responsáveis por mobilidade e as outras responsáveis por acessos, principalmente às áreas mais restritas.
O sistema viário funciona em perfeita sincronia, onde as estradas vicinais permitem a chegada de insumos aos centros produtivos e também a saída de produtos e as rodovias pavimentadas são responsáveis pela distribuição dos mesmos ao longo do país.
É fácil associar as estradas vicinais ao escoamento da produção agrícola, visto que a maioria das áreas produtivas estão localizadas em pontos de acesso restrito. É fato que o agronegócio é pilar importante da economia brasileira. Dessa forma, as estradas vicinais são muito importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Além disso, por meio das estradas vicinais, a população rural tem acesso a serviços de saúde, educação e lazer o que tornas tais vias essenciais para a vida dessa população.
A grande maioria das estradas vicinais são de jurisdição municipal, conforme pode ser visto na imagem abaixo. Os dados são oriundos do Sistema Nacional de Viação do DNIT publicado no ano de 2015.
Sendo assim é de responsabilidade das prefeituras a manutenção da maioria das vias não pavimentadas brasileiras. As vicinais são em geral:
- Estradas Municipais;
- Revestidas ou não;
- Com Pista Única;
- Função de Acesso Local;
- Padrão Técnico Modesto;
- Compatível com o Tráfego Usuário
Segundo o Manual Básico de Estradas e Rodovias Vicinais do DER-SP, estabelece-se que vicinais,
Ótima matéria , obrigado pelo seu excelente trabalho
Fico feliz que tenha gostado Victor.