Conforme determina a legislação vigente, tecnicamente as obras de infraestrutura de transportes, consideradas de grande vulto (acima de R$ 20 milhões), devem ser precedidas de EVTEA, que por sua vez, precede aos Estudos Ambientais e aos Projetos de Engenharia.
Denomina-se EVTEA de um segmento viário, o conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefícios sociais e econômicos decorrentes dos investimentos em implantação de novas rodovias ou melhoramentos de rodovias já existentes.
Figura 1 – EVTEA
EVTEA significa Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental.
Figura 2 – EVTEA (Significado)
Para o DNIT, o estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA tem como objetivo principal a identificação da alternativa mais viável para a sociedade dentre as possíveis soluções elencadas preliminarmente para se resolver um determinado problema de infraestrutura de transportes.
Ressalta-se que qualquer EVTEA de infraestrutura de transportes tem como objetivo principal a “Adequação de Capacidade, Melhoria de Segurança e Eliminação de Pontos Críticos” de trechos que apresentam problemas para o usuário, sendo que a “Duplicação da Rodovia”, “Construção de Faixas Adicionais”, “Construção de Ruas Laterais”, “Contornos”, Anéis, etc… são soluções técnicas adotadas, após análise das condições atuais do tráfego, capacidade e nível de serviço dos trechos em análise.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de infraestrutura rodoviária é o conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefícios sociais e econômicos decorrentes dos investimentos em implantação, pavimentação de novas rodovias, ou melhoramentos nas rodovias já existentes, comparando alternativas de soluções de projeto, com a identificação dos respectivos impactos ambientais decorrentes. A avaliação apura se os benefícios estimados superam os custos com os projetos e execução das obras previstas computando também os valores ao longo do período entre o início da realização dos investimentos e o final da vida útil considerada. A partir desse fluxo de caixa, são calculados os indicadores de viabilidade tais como Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL) e relação entre o Benefício e o Custo (B/C), bem como apresentada a respectiva análise de sensibilidade, onde se majora os custos simultaneamente com a minoração dos benefícios. O EVTEA identifica a alternativa técnica, ambiental e economicamente mais viável dentre as disponibilizadas para a análise.
Geralmente os estudos são desenvolvidos em duas fases:
– Preliminar; e
– Definitiva.
ESTUDOS DE VIABILIDADE – FASE PRELIMINAR
Na fase preliminar serão desenvolvidas as seguintes atividades:
- Estudos ambientais:Caracterizam a situação ambiental da área de influência do empreendimento;
- Estudos de traçado:Deverão ser identificadas as possíveis alternativas de traçado a serem consideradas no estudo;
- Estudos de tráfego:Definem a região de influência direta da rodovia, abrangendo os municípios por ela cortados e aqueles que dela dependem para seu acesso, dividida em zonas internas de tráfego;
- Estudos sócio-econômicos:Esses estudos definem o zoneamento de tráfego a ser adotado, analisam a situação existente, incluindo clima, solos, população, frota de veículos, atividades econômicas, produção local, produtividade e mercados. Nesta fase também é realizada uma análise preliminar do potencial econômico da região e das alternativas dos traçados e características funcionais para a rodovia. Além disso, são definidos os parâmetros a utilizar nas projeções de tráfego e os parâmetros das hipóteses a serem adotadas na quantificação dos benefícios;
ESTUDOS DE VIABILIDADE – FASE DEFINITIVA
Na fase definitiva serão desenvolvidas as atividades seguintes:
- Definição e cálculos dos custos, como:
- Custos de construção;
- Custos de conservação;
- Custos de manutenção;
- Custos de infraestrutura operacional da via;
- Custos de operação de veículos; e
- Custos de tempo de viagem.
- Definição e cálculo dos benefícios, como:
- Benefícios diretos como minimização dos custos de transporte;
- Benefícios indiretos como desenvolvimento social e econômico da região;
- Comparação entre Benefícios e Custos, como:
- Relação Benefício / Custo (B/C);
- Valor atual dos Benefícios e dos Custos; e
- Taxa Interna de Retorno (TIR).
Os valores dos indicadores de Rentabilidade Econômica apontarão que uma alternativa de empreendimento será economicamente viável quando:
- A relação Benefício/Custo >= 1; ou
- O Valor Atual resultar: VA >= 0; ou
- A Taxa Interna de Retorno resultar: TIR >= 12%;
- Sendo a alternativa de empreendimento considerada inviável, em caso contrário.
Na elaboração do EVTEA é indispensável que sejam seguidas, onde couber, as orientações gerais existentes no documento DNIT “EB 101: Escopo Básico para Elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de Rodovias”, que é parte integrante do documento DNIT “Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos Rodoviários – Escopos Básicos/Instruções de Serviço – Publicação IPR 726 (edição de 2006 ou posteriores).
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